Perfil dos integrantes do blog
ADNALDO FORTUNATO DE SOUZA ( Macatuba - SP)
Olá pessoal, sou Adnaldo, tenho 37 anos e moro em Macatuba e atuo na
rede estadual desde 2000. Sou casado, pai da Ana Clara e da Nicole que vai chegar
em julho. Adoro lecionar mesmo enfrentando todas as dificuldades do dia - a -
dia. Desejo um bom curso e que possamos trocar experiências e aprendizado!
ADRIANA SELENE FERREIRA DO AMARAL (Botucatu - SP)
Botucatu-SP
Olá pessoal. Sou Adriana, moro em
Botucatu, tenho 41 anos, solteira; não tenho filhos , mas tenho dois
sobrinhos: a Julia e o Gustavo que aliás, amo muito. Sou professora de
Língua Portuguesa e Espanhol e depois de algum tempo voltei a lecionar
Inglês, está sendo um bom desafio. Sendo professora sempre tenho
desafios , aprendizados e muita luta, mas no final, tudo dará certo, com
certeza. Isto é um pouquinho de mim. Enfim, desejo um excelente curso
pra todos nós.
Alessandra Ferreira Pires ( Conchas - SP)
Sou casada, tenho 42 anos e tenho um filho de 17 anos. Gosto de ler e assistir
filmes. Leciono já faz 20 anos e sou do signo de capricórnio.
Alan Aparecido de Barros Maior (Botucatu - SP)
Sou solteiro, não tenho filhos. Gosto de ler e aprender línguas estrangeiras também.
Sou um admirador da sétima arte. Leciono na Escola Estadual Armando Salles
Oliveira dr.
Deixo um pensamento para o leitor:
"Nada estimo mais, entre todas as coisas que não estão em meu poder, do
que contrair uma aliança de amizade com pessoas que amem sinceramente a
verdade". Este pensamento forte vem do Baruch de Espinosa, um filosofo
holandês. Se você tiver vendo o meu perfil, por gentileza reflita sobre este ilustre
pensamento
Depoimentos dos integrantes que
participaram do programa prática de Leitura e Escrita
Estão
postados os depoimentos sobre algumas experiências que os integrantes deste
grupo vivenciaram com a palavra escrita e a leitura também. O objetivo é
socializar aos educadores e leitores de modo geral, as diferentes experiências
que cada um tem para contar sobre a leitura e a escrita. Portanto, espera-se
que os leitores façam comentários e socializem outras experiências também.
Depoimento de Alan Aparecido de Barros Maior: eu nasci no ambiente de livros, porque
o meu pai era bancário e também professor de língua portuguesa. Eu não sabia
ler, mas desde criança eu adorava folhar os livros. O meu pai tinha
coleção dos imortais, como: Alessandro Manzoni, Honoré de Balzac, Eça de
Queiroz, Machado de Assis, James Joyce e entre outros autores.
No
início da minha vida escolar, eu era um aluno limitado, usava óculos e não
sabia a relação da leitura com escrita. Tive professoras algozes que
única solução para resolver as minhas dificuldades, era dar uma cartinha com
texto longo - três a quatro folhas- e eu escrever até sentir dor nas mãos.
Mais uma receita que minha mãe ouvia. Claro, eu não posso esquecer-me das
minhas professoras eternas que sempre tiveram uma postura de ternura.
Pois
elas mostraram que o aluno passa detestar a matéria por razão do comportamento
do profissional. Na adolescência fora período apaixonante, conheci a
literatura ibero-americana. Dona Cida ensinava a literatura com maestria, uma
professora que era uma tradutora da língua francesa também. Ela lia texto
da língua francesa com naturalidade e eu ficava fascinado, posso citar outro
professor e tradutor de língua inglesa que eu ajudou me a conhecer uma
francesa da região da Normandia. Ela deu-me um gibi de romance” Le Bossu de
Notre Dame”, e eu não entendia o que as personagens diziam no diálogo, porém eu
entendia os gestos de cada uma delas.
Depoimento da Professora Alessandra Ferreira Pires:desde a minha infância, sempre obtive contato com a leitura, porque meus
pais nunca deixaram faltar livros, revistas, jornais em minha casa.
Havia uma
estante com portas de vidros cheias de coleções de livros e revistas, onde eu
adorava olhar, bagunçar, escolher o que ler.
Meus pais
não tinham terminado os estudos, minha mãe estudou até a 4ª série e meu pai
também. Após a minha formação como professora de Letras, ele resolveu que iria
terminar os estudos. Voltou, fez o supletivo da 5ª série até a 8ª série e fez o
supletivo do ensino médio.
A
prioridade dos meus pais sempre foi focar na educação dos filhos.
A maior
emoção que vivenciei, aconteceu na minha adolescência, quando eu vi naquela
estante o livro “O Crime do Padre Amaro de Eça de Queirós” e pedi para ler e a
resposta foi não, você ainda não tem idade para ler este livro. Para ler, fiz
um acordo com o meu irmão, lia o livro às escondidas, à noite, enquanto todos
dormiam e escondia-o embaixo do colchão.
Outro
livro que marcou a minha adolescência foi Cristiane F. drogada e prostituta aos
treze, também li às escondidas, mas esta leitura contribuiu muito para o meu
conceito de vida.
Escrevi
muitas cartas, poesias, sempre gostei de ler e escrever. Hoje sou leitora
assídua dos livros de Augusto Cury.
A leitura
e a escrita são viagens inesquecíveis em nossas vidas, só participam quem
convidamos.
Depoimento da Professora Adriana Selene Ferreira do Amaral: minha experiência com leitura e escrita,
a primeira por sinal, foi muito marcante. Entrei na escola com sete anos de idade, nunca havia frequentado
escola antes, ou seja, não sabia ler nem escrever, as primeiras letras, os primeiros rabiscos eram maravilhosos
para mim, professora Terezinha Emiliano, minha mestre, é assim que a chamo toda vez que nos encontramos
e foi com ela que aprendi usar o lápis, o caderno, sem fazer orelhas, os primeiros números, enfim, a escrita e
a leitura. Quando terminou o ano, eu e um menino, chamado Marcos, fomos premiados como melhores
alunos da sala. Escrevia bem e lia bem também, Dona Terezinha Emiliano, Escola Cardosinho e a Cartilha
Caminho Suave são grandes lembranças da infância.
Situações de Aprendizagens
Estão
abaixo as situações de aprendizagem elaboradas pelos os professores das
escolas estaduais de ensino.
Neste método, o professor pode utilizar as
tecnologias como instrumento de adquirir conhecimento e aperfeiçoá-los
de forma interdisciplinar.
Foram colocados três textos, Meu primeiro
beijo, a pausa e o avestruz. Observe cada modelo:
TEXTO “MEU PRIMEIRO BEIJO”
1. Ativação de conhecimentos:
a) Relacionar o mundo deles (alunos) com o texto
b) Onde aconteceu o 1º beijo?
c) Interdisciplinaridade:
Matemática: Porcentagem, Regra de três;
Educação Física: IMC/calorias/batimentos cardíacos;
Ciências: Prevenção Também se Ensina – DST e Gravidez na Adolescência;
2. Localizar informações:
a) Dentro do texto: Onde aconteceu o 1º beijo? Quando? Com quem? Como foi?
3. Inferências locais:
a) Relacionados ao aluno(vida); Como foi o 1º beijo?
4. Recuperação de contexto:
a) Introduzir a Paráfrase (Reescrita);
b) Eliminar as marcas de oralidade;
c) Trabalhar a norma culta.
d) Retomar características de crônica.
5. Intertextualidade:
- Relacionar
texto com os filmes: “Meu Primeiro Beijo”; “Beijo Roubado” e junção do
texto científico com o literário/sinopse e resenha sobre os filhos;
- Ouvir a música “Beijo”
- Elaborar um texto dissertativo com o tema: “Meu primeiro beijo”.
6. Outras linguagens:
a) Sons/imagens= criar um podcast
b) Montagem de painel com os tipos de beijo.
7. Recursos
- Livro didático;
- Vídeo
- Música
- Dicionários;
8. Avaliação
- Identificar características do gênero textual ;
- Produzir texto escrito;
- Criar quadro síntese com características do texto.
9. Tempo Previsto – 4 a 6 aulas
TEXTO “PAUSA”
1. Ativação de conhecimentos:
- O que o aluno entende como “pausa”;
- Em relação ao texto o que o aluno espera que vai acontecer com essa história de título “pausa”;
- Leitura do texto;
- Checagem de hipóteses;
- Com lápis colorido pintar os sinais de pontuação
Levantamento de vocabulário (pedir ao aluno grifar palavras que foram difíceis de entender no texto).
2. Localização de informações:
- Quando que ocorriam as pausas na vida do personagem? (tempo cronológico)
- Como era a rotina da personagem aos domingos?
- Localizações das ações (locais da história)
- Personalidade de Samuel/Isidoro (comparação da dupla personalidade)
3. Inferências locais:
- Por que o personagem mente para sua esposa?
- Será que ele era feliz no casamento?
- O que leva o personagem a sonhar que está nu?
- O que levava o personagem a tomar esse tipo de atitude?
- Por que o personagem acreditava que não voltaria para o hotel?
- O que levou o autor a escrever esse texto?
4. Recuperação de contexto:
5. Intertextualidade:
- Música: “Vamos fugir”, de Gilberto Gil
6. Outras linguagens:
Trabalhar o psicólogo da personagem
7. Produção de texto: reproduzir o texto em forma de charge, textos com finais surpreendentes.
8. Recursos
- Livro didático;
- Vídeo
- Música
- Dicionários;
- Textos de apoio.
9. Avaliação
- Identificar características do gênero textual – conto;
- Diagnosticar conhecimento prévio e posterior do aluno sobre o conto Pausa;
- Produzir texto escrito;
- Criar quadro síntese com características do conto.
Aulas Previstas: 4 a 6 aulas
TEXTO
“AVESTRUZ”
1.
Atividade
oral – questionamentos sobre seus conhecimentos prévios.
- Quais são os animais de estimação que vocês
têm, teve ou se conhece algum amigo que tenha.
- Quais animais exóticos que vocês conhecem?
- Pesquisar = questionar sobre seus
conhecimentos em relação à ave. (suas características).
2.
Ativação
do Conhecimento
- Estudar as características do gênero textual
crônica;
·
Desenvolver estudo textual sobre diversas
perspectivas e olhares;
- Leitura silenciosa. Localizar palavras
desconhecidas no texto e procurá-las no dicionário. Substituir essas
palavras por sinônimos correspondentes;
- Identificar o gênero crônico e suas
características. Sua estrutura (narração, descrição, dissertação);
·
Identificar figura de linguagem presentes na
crônica – ironia;
·
Trabalhar o sentido de cada parágrafo na
historia para apreender o sentido global do texto.
3. Inferência
Local
- Trabalhar interdisciplinaridade englobando:
Geografia e Ciências (localização do bairro e nome científico da ave);
·
Localização de pistas linguísticas responsáveis
pela gradativa descoberta da personagem e suas características físicas e psicológicas;
4. Habilidades e Competências
- Apresentação de conceito e características da
crônica associada a situações do cotidiano;
- Intertextualidade – Filme: “Marley e eu” – o
aluno deverá fazer uma intertextualidade do filme com o texto, abordando o
tema: Animal de Estimação (afetividade).
- Elaborar um texto explicando quais serão as
implicações em ter um animal desse porte morando em um apartamento.
- Produzir uma carta para a Associação Protetora
dos Animais solicitando providências para o caso: um animal desse porte
vivendo em um apartamento.
- Jogo da memória com os animais exóticos
trabalhados na pesquisa.
- Procurar vários gêneros textuais que falem
sobre o mesmo tema.
- Expor
os textos pesquisados e a dramatização dos mesmos.
5.
Recursos
·
Livro
didático;
·
Vídeo
·
Música
·
Dicionários;
·
Textos de apoio.
6.
Avaliação
·
Identificar características do gênero textual –
crônica;
·
Diagnosticar conhecimento prévio e posterior do
aluno sobre a crônica avestruz;
·
Produzir texto escrito de crônica;
·
Criar quadro síntese com características do
gênero crônica.
Objetivo,
finalidade e considerações da prática tecnológica no ambiente escolar
O objetivo é desenvolver habilidades práticas, escritas,
interpretativas, sociais e cognitivas nos educandos
diante das tecnologias
como instrumento de adquirir conhecimento e aperfeiçoá-los de forma
interdisciplinar.
A finalidade do blog é aproximar os educandos e educadores para
que os mesmos reconheçam-nas
como ferramenta pedagógica de papel irrelevante na
formação social, cognitiva do ser humano dessa era
do conhecimento.
Considerações Finais
Os textos abaixo são considerações finais
que
relatam as experiências que os integrantes do grupo um
tiveram através das
atividades do curso Leitura e Escrita em Contexto Digital. Os textos foram
elaborados
considerando toda a experiência adquirida ao longo do curso.
Reflexão do Alan Aparecido de Barros
Maior: este curso trouxe uma nova ótica no ensino e
aprendizagem.
Como praticar a leitura e escrita em outras disciplinas e também
como utilizar a alta tecnologia no ambiente didático?
No procedimento do
programa do curso, pude pensar que a leitura e a escrita
é um exercício, sem nenhuma dúvida,
de consciência humana, pois ambas
se constituem como um dos avanços à busca de conhecimento sistemáticos e
aprofundados.
Por este fato, a leitura e a escrita se completam. É por meio da
leitura e escrita interdisciplinar e transdisciplinar que a competência
leitora
é assimilada pelos que vivenciam este processo. Cabem a todos os componentes
curriculares explorarem os mais diferentes
gêneros e tipologias, inclusive os
virtuais.
Essas diferentes formas de linguagem
favorecem aos alunos leitores/escritores recursos que os inserem no mundo da
leitura e
escrita de modo mais crítico.
Reflexão da Professora Alessandra
Ferreira Pires: este
curso me ensinou como trabalhar com uma nova ferramenta no
ensino e
aprendizagem. Através do qual, pude entender que a leitura e a escrita se
completam, se interligam.
Com a leitura e a escrita interdisciplinar
e transdisciplinar poderemos adquirir e vivenciar o processo de competência
leitora e escritora, por isso, cabem a todos os componentes curriculares este
ofício de ensinar a ler e escrever.
O uso das ferramentas virtuais
facilitam a ainda mais a progressão de alunos leitores e escritores mais
críticos em nosso mundo.
Parabéns professores.O blog ficou show!
ResponderExcluirAbraço
obrigado Angela
ExcluirObrigada, Angela.
ExcluirBom dia pessoal.
ResponderExcluirGostei demais do blog de vocês, achei muito interessante o depoimento de vocês, realmente a leitura e a escrita têm que andar de mãos dadas.
Um abraço e muito sucesso a todos os participantes
obrigado Joseani
ExcluirPessoal, o blog de vocês está maravilhoso. Parabéns!
ResponderExcluirobrigado
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns pelas situações de aprendizagem! Elas estão criativas, dinâmicas e bem atuais.
ResponderExcluirAbraço.
Muito obrigado
ResponderExcluirOlá, pessoal! Parabéns pelo blog, está muito bem feito. As atividades também são ótimas!
ResponderExcluirElaine
Obrigada, Elaine, compartilhar nos faz aprender sempre mais e melhor.
ResponderExcluirMuito obrigado Elaine
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